terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A Viagem - Cloud Atlas



No início do ano passado, fui assistir numa madrugada, sem nenhuma pretensão, o filme "A Viagem". O nome em português desanima com tantas produções com este mesmo nome genérico. Na verdade, o nome original é "Cloud Atlas". O filme, baseado no livro de mesmo nome, e dirigido pela mesma equipe de "Matrix" conta várias histórias interligadas, desde o inglês que conta seu diário de bordo retornando dos USA, até um futuro em que os homens de uma ilha regrediram na tecnologia. 



No elenco, Tom Hanks, Hugh Grant, Hally Berry, Suzan Saradan entre outros.


O filme exige paciência, pois as várias histórias no início parecem confusas. Logo no início Tom Hanks começa uma estória com um tom extremamente pessimista.

Logo em seguida, dá lugar às outras estórias: Uma viagem no período colonial dos USA; a Europa dos grandes compositores; as intrigas criminosas  dos anos 70; um vigarista do tempo atual que vai parar num asilo; e duas estórias no futuro; o primeiro grandioso na Coréia, outro decadente após um desastre mundial.

Cloud Atlas é uma estória que se você for muito crédulo ou impressionável, não assista. 
Também não é bom assisti-lo se está triste ou de barriga cheia...
Forte é a estória da Sonmi que lembra um pouco a de Rei Aiyanami...
Não vai agradar quem quer um filme "raso" ou "leve", mas acho que vale um replay.
Talvez valha a pena pela experiência dos mais variados sentimentos, enquanto assiste na tela grande. E a percepção que, sim, nossos atos influenciam decisivamente no destino futuro, e cabe a nós escolher enquanto este futuro está em aberto.
O mais legal é ver no final os créditos do elenco... você irá se surpreender.






Nenhum comentário:

Postar um comentário