terça-feira, 21 de julho de 2015

Enciclopédia Mitologia - Apolo e Dioniso


A partir de hoje, vou incluir na nossa página, um assunto de minha pesquisa que fascina até hoje muitas pessoas: a Mitologia Grega. Fascina-nos até hoje estes contos de cunho místico, romântico e heróico. Eles ainda tem algo a nos dizer:



APOLO E DIONISO
É de senso comum o conhecimento dos principais deuses do Olimpo, e logo pensamos em Zeus como o principal deles. Mas a "criação" destes deuses não começa em Zeus. 

Até pouco tempo víamos inocentemente Apolo como deus do Sol e Dioniso como deus do vinho e do teatro. Imagem mais artísticas que pagãs, ou seja, imagens de bom gosto do antigos. 
Fora o filósofo do séc. XIX, Friedrich Nietzsche, que detectou em dois personagens, o segredo do sucesso da Civilização Grega. A influência de Apolo e Dioniso.  Nietzsche em sua obra A Origem da Tragédia no Espírito da Músicahavia considerado na Arte Refinada, nos Esportes e mesmo na Filosofia, a conciliação de duas formas de viver personificadas nos deuses Apolo (deus da forma e da poesia) e Dioniso (deus do instinto, da embriaguez e do canto).



Ambos tem um lado Humano, mas diferente Hércules e Aquiles, são deuses, Apolo filho de Latona e Dioniso, filho de Sêmele. Apolo com grande importância no Olimpo (deuses de cima) e Dioniso andando pelas florestas com outros deuses "ctônicos" (deuses de baixo).



  A tradição colocaria o grego Téspis como o primeiro dramaturgo oficial da Tragédia, quando se destacou do coro de dança e canto e disse “sou Dioniso” durante as danças em sua honra. Já Apolo, ensinou a música e a Harpa.  




Este seria o segredo da cultura grega tão fértil e criativa, equilibrar a inspiração em Apolo pela Razão, clareza e noção do indivíduo, e a inspiração em Dioniso coma emoção, a sombra e a união à Natureza. Apolo possui mitos fascinantes como  sua paixão por Dafne, Dioniso é responsável por estórias como o toque de Midas.
Depois falaremos mais sobre estes deuses, bem como outros da Mitologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário